MulherNaoPresta

Seu guia online sobre como tratar as mulheres e valorizar a si mesmo.

Perfume. Sedução pelo cheiro

with 3 comments

Domine a arte de combiná-los com as situações adequadas e sua personalidade. Sua presença vai chamar a atenção e você pode ser tornar inesquecível. Mas para dominar ou, pelo menos entender um pouco mais, você precisa de informações. E, para um assunto como esse, você precisa de algo maior do que o nosso amigo google pode proporcionar.

Por isso, pedi auxílio a quem entende do assunto para montar um primeiro post. O assunto Perfumes é como o assunto Vinho. Extenso e com várias ramificações.

Este é apenas o primeiro. Eventualmente postaremos mais detallhes. Boa leitura.

Por @palinetes (sim, ele mais uma vez. Sim, o cara manja)

Perfumes, através dos séculos, sempre tiveram, mesmo que inconscientemente, uma única função: tornar-nos mais atrativos ao sexo oposto. A atração vai muito além do olhar, há quem diga, e alguns artigos constatam, que ainda possuímos muito atração pelo cheiro, muitas vezes um cheiro faz com que a química seja ainda maior, por motivos naturais. Nós normalmente já exalamos cheiros, hormônios, feromonios, enfim temos uma identidade própria nesse quesito e a escolha de um perfume é faz toda a diferença.

Conversar com alguém com um cheiro que coincida com sua personalidade, é um dos fatores  que podem lhe fornecer a vitoria no processo da conquista. Isso, obivamente, é valido não somente para os homens, mas para as mulheres. Elas também possuem os mesmos artefatos, mas pela cultura e convivência das gerações isso já é meio que imposto pela sociedade e até mesmo pelas mães, tias e avós. Já entre os homens, somente os mais cultos possuíam essa cultura de se cuidar e possuir um cheiro agradável e não o cheiro de um urso após 6 meses de inverno.

Perfumes na historia do homem tiveram diversas utilidades, iniciaram como uso de perfumar na remota época dos faraós onde o processo de embalsamação utilizava óleos para perfumar o corpo até seu enterro, o que na época poderia demorar anos, dependia do andamento da construção de sua pirâmide ou tumbas no Vale dos Reis. Acredita-se que os próprios egípcios começaram o uso para o dia a dia, já os faraós e pessoas do “clero” utilizavam para dar um caráter de status. No passar do tempo o uso de perfumes foi sempre restrito a pessoas muito ricas e era uma forma de identificação de riqueza, afinal poucos poderiam usar algo tão valioso “somente” para ter um cheiro mais aceitável devido às condições de higiene no passar dos reinos pós-inicio do cristianismo, algumas das maiores pragas, pestes eram devido à falta de higiene, as classes ricas usavam perfumes para esconder os odores.

Nos dias atuais, o perfume tem um papel fundamental na arte da conquista. Ele é sua identificação.  Ele reflete toda sua personalidade através de uma boa escolha. O perfume deve se adequar ao PH da sua pele. A acidez altera as notas do perfume e por isso deve-se aprender como o ele reage com sua pele, pois cada um terá uma combinação e características diferentes. É importante saber isso, porque a reação do perfume com o PH também afetará o tempo em que ele permanecerá no seu corpo. Sua personalidade exige também um certo trato na hora de escolher. Por exemplo, uma pessoa seria não combina muito bem com perfumes muito frutais, eles não passam seriedade porém são ideais para ambientes mais descontraídos. Geralmente pessoas mais sérias combinam com notas amadeiradas com um início frutal ou floral.

Existem também identificações entre o cheiro e a forma de se portar. O importante não é se prender exatamente ao cheiro, e sim se o perfume expressa sua forma de pensar, a forma de levar as coisas. Perfumes são assinaturas mais táteis do que se pode imaginar. Um bom perfume pode atrair pessoas assim como pode fazer o papel inverso, imagine um homem de quase 2 metros de altura e 1 de largura usando um perfume “Giovanna Baby” com aroma de talco, qual será a reação das pessoas?

O perfume pode transformar-se em seu cartão de visitas. É preciso saber escolher para não cometer gafes.

A forma que você se veste também influencia na forma que você deve cheirar. Um bom perfume frutal combina com roupas mais claras, para climas mais tropicais. Tentar usar a mesma fragrância no inverno quando o nariz das pessoas esta mais sensível a mudança, alergias entre outros problemas, é uma FAIL na certa.

As pessoas costumam tratar o perfume de forma errada. Por terem geralmente frascos lindos como obras de arte, muitas mulheres e homens acabam jogando fora as embalagens, o que pode acarretar em um desgaste das notas. Como perfumes tem muitos cereais, óleos e essências, os raios UV, calor excessivo podem danificar as notas e alterá-las muitas vezes, sem contar a oxidação. É preciso sempre manter os perfumes em suas respectivas embalagens, raras exceções de perfumes em frascos de alumínio para justamente evitar esse deslize que muitos usuários cometem e, obviamente, preservar melhor o produto.

Os perfumes têm diversas formas de fabricação e sua classificação depende do processo de misturas, sendo classificado pela concentração de cada um dos componentes químicos da formula básica.

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanolágua):

Parfumee (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).

Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (15%) de compostos aromáticos (essência).

Eau de toilette EdT: 8-14% (10%)de compostos aromáticos (essência).

Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (5%), baixa concentração de essências (essência).

Splash Perfumes EdS: 1% de compostos aromáticos (essência).

Formulas Básicas

Parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol)64% propilenoglicol: 3% água deionizada: 8% a 12% essência: 20 a 40% (~25%)

Eau de parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 75% água deionizada: 8% a 12% essência: 12 a 18% (~15%)

Eau de toilette: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 80% água deionizada: 8% a 12% essência: 8% a 14% (~10%)

Eau de cologne: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% água deionizada: 8% a 12% essência: 3 a 7% (~5%)

Splash Perfumes: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% água deionizada: 8% a 12% essência: ~1%

As fragrâncias classificam-se em:

Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também se denominam “frutados”.

Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas têm caráter delicado, sutil e discreto.

Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de alcoóis, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticos, também usados nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem certo frescor inicial característico e picante.

Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Informações químicas retiradas de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Perfume

Curiosidades interessantes sobre perfumes

http://www.dominiofeminino.com.br/perfumes/perfume_magia.htm

Written by mulhernaopresta

09/03/2010 às 0:00

Publicado em Estilo, Valorize-se

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. O dono deste site é este da foto?!
    Que loucura, hein?!

    Juliana

    25/04/2010 at 6:15


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: