MulherNaoPresta

Seu guia online sobre como tratar as mulheres e valorizar a si mesmo.

Quer perder peso? Comece a correr

with 6 comments

Se você quer começar a perder peso a corrida pode ser uma boa e barata atividade mas antes de começar, saiba onde pisar. Escolha o tênis certo

Boa matéria publicada pela revista Go Faster em Janeiro de 2010.

Nem tudo que reluz na vitrine foi feito para correr.

Correr é sem dúvida uma atividade das mais acessíveis. Seja para quem não tem tempo ou para quem não tem condições financeiras. Não são necessários grandes investimentos em equipamento ou locações. Uma das únicas ressalvas feitas com ênfase por especialistas é a escolha de um bom par de tênis específico para corrida. Porém, isso não é tudo que você precisa saber.

Antes de sair comprando o mais moderno, colorido ou o mais amortecido é interessante conhecer: -Os tipos de tênis disponíveis no mercado; -O tipo de terreno em que você irá correr; -O seu tipo de pisada. As cinco categorias de tênis

Os modelos de tênis podem ser categorizados de acordo com sua finalidade, estrutura e tecnologia utilizada:

Controle de movimento (Motion-Control): Indicado para corredores pesados e que têm tipo de pisada acentuadamente pronada.

Estabilidade (Stability): Tênis que se ajusta ao tipo de pisada do corredor, geralmente são bem mais caros pela tecnologia implantada.

Desempenho (Performance ou Lightweight): No início da corrida o corredor mantém-se ereto e sua pisada é neutra. Com o passar do tempo o corredor tende a mudar sua postura e a provar. A linha Perfomance faz essa correção.

Trilha (Trail): Tênis geralmente mais robusto, mais reforçado e por isso acaba sendo mais pesado, recomendado para terrenos irregulares e molhados.

Saiba onde você pisa

O peso do corpo é três vezes maior durante a corrida e precisamos absorver essa sobrecarga para preservar os joelhos, coluna, tornozelos e pés. Para isso, é preciso conhecer os tipos de terrenos mais usados pelos corredores e suas características:

Gramado (Baixo impacto – Indicado para veteranos): Excelente para treinos de relaxamento. Serve como propiocepção devido à sua irregularidade, fortalecendo estruturas ligamentares e tendíneas.

Areia (Baixo impacto – Indicado para veteranos): Tem as mesmas características do gramado, porém, pode ser usada como treino de força e potência, quando for mais fofa.

Estrada de Chão Batido (indicada para veteranos e iniciantes): Excelente terreno para treinos longos, por apresentar baixo impacto e ainda proporcionar propiocepção devido a suas irregularidades.

Pista de atletismo (indicada para veteranos e iniciantes): Ótimo piso para treinos em geral por apresentar baixo impacto e regularidade. Esteira (indicada para veteranos e iniciantes): Excelente amortecimento dependendo do modelo usado.

Asfalto (alto impacto. Indicado para veteranos): É o piso mais usado pelos corredores, porém um dos mais duros, aumentando o risco de lesão por impacto e esforço repetitivo.

Concreto (alto impacto. Não indicado.): O mais rígido de todos. Nossas calçadas são na maioria feitas com esse tipo de material. Portanto, não é uma boa idéia correr em calçadas mesmo porque sua inclinação para o escoamento de água a torna totalmente inadequada para a prática da corrida.

Calçamento (Alto impacto. Não indicado): Piso irregular e perigoso quando molhado por tornar-se liso demais.

Trilha (Baixo impacto. Indicado para veteranos): Terreno, na grande maioria, irregular, portanto ótimo para propiocepção e ruim pelos riscos de torções de tornozelos e joelhos devido aos inúmeros obstáculos.

Hora da aposentadoria

Como saber quando é o momento de aposentar um tênis?

Geralmente um tênis de corrida dura entre 400 e 500 km, mas como ainda não inventaram tênis com marcador de quilometragem (se não me engano já existe sim) existem outros meios para saber quando seu tênis atingiu esta marca:

-Quando perceber que o amortecimento não é mais o mesmo ou que o tênis está ficando enrijecido é porque está na hora de trocar;

-O desgaste excessivo da sola também é um indicativo;

-Analise os lados do solado procurando por pequenas rugas na espuma de EVA. Rugas nos tênis significam aposentadoria.

– Sinais de rasgadura e deslocamentos da sola são indícios inquestionáveis de que está na hora de comprar outro tênis.

Entenda o que é pisada

Pisada é a forma como o pé de cada corredor interage com o solo durante a corrida e existem basicamente três tipos de pisada:

Pisada normal: O pé aterrisa no solo com o lado externo do calcanhar. Executa rotação moderada para dentro. Impulsiona a passada com o centro as planta do pé.

Pisada Pronada ou Pronação: Aterrissa no solo com o lado externo do calcanhar ou às vezes com o lado interno. Executa rotação acentuada do pé para dentro. Impulsiona a passada com a área da planta do pé próxima ao dedão.

Pisada supinada ou supinação: O pé aterrissa no solo com o lado externo do calcanhar. Mantém o contato com o solo pelo lado externo do pé. Impulsiona a passada com a área da planta próxima ao dedinho.

Como saber Qual o seu tipo de pisada?

Um profissional especializado deve ser consultado para determinar exatamente qual o seu tipo de pisada. Segundo a fisioterapeuta Elisa Ferreira, especializada em Podoposturologia, ou seja, o estudo dos pés e da postura, um corredor pode apresentar padrões diferentes de pisadas em cada pé. Para identificar esses padrões, usa-se o teste do plantígrafo que analisa:

-Peso;

-Altura;

-Tipo de pé (plano, cavo, normal);

-Pisada (neutra, supinada, pronada);

-Avaliação postural;

-Scaneamento das áreas de pressão nas plantas dos pés.

Palmilhas customizadas

Hoje já é possível contar com tecnologias antes restritas a atletas de ponta, como a customização de palmilhas que se moldam ao formato do pé. Elas garantem mais conforto durante a corrida e, também, no dia a dia, já que essas são móveis e podem ser colocadas em outros calçados.

As palmilhas customizadas têm aplicação terapêutica no tratamento de problemas de pisada, do próprio pé, tornozelos, joelhos, quadris e coluna. O investimento em palmilhas customizadas e tênis adequado deve ser feito por qualquer pessoa, até mesmo para quem pratica somente caminhadas leves ou faz academia.

Para quem pratica corrida de uma a três vezes por semana investir em palmilhas e um bom tênis é obrigatório. Se você não sabe qual seu tipo de pisada compre um tênis de pisada neutra que, depois de uma criteriosa avaliação, pode ser corrigido com palmilhas.

Vale lembrar que é comum algumas pessoas terem um pé com pisada pronada e outro supinada, por exemplo. Com a palmilha customizada é possível corrigir as pisadas de cada pé, simultaneamente.

Written by mulhernaopresta

28/02/2010 às 15:13

Publicado em Valorize-se

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Olá, Boa Noite !

    Estou com sério problema…. me inscrevi numa corrida aqui em Santos para os 10KM, no dia 16 de maio…

    Me indicaram para comprar um tênis com gel, há 02 semanas atrás e a vendedora me indicou um ASICS Kayano 15 (paguei quase $ 400,00, , que serve para todos os tipos de pisadas… bem comecei a treinar e somente na minha perna esquerda eu sinto uma super dor uma hora na tibia outra hora na batata da perna, a minha perna direita não acontece nada, ela é ótima…

    Hoje fazendo uma avaliação física descobri que a minha pisada é supinada, além de descobri que o tênis que eu estou usando é pronado… resumindo não tenho dinheiro para comprar outro até a corrida… existe alguma palmilha que possa corrigir isso, vou tentar mudar a minha pisada ?

    Eu quero tanto completar os 10 KMs…… eu não quero desanimar…..estou tão triste, pois já é tarde para trocar o tênis na loja….

    Obrigada pela sua atenção…

    Abraços,

    Kety

    Kety Furno

    18/04/2010 at 1:39

    • Oi Kety, como o próprio post sugere procure um profissional de Podoposturologia. Ele poderá orientar você sobre qual seu tipo de pisada, encomendar uma palmilha pra você e te passar uma lista sobre quais tênis e suas respectivas marcas melhor se adaptam à você.

      A dor na tíbia e na batata na perna são caracteristicas da “canelite”. O que pode indicar que você esteja usando um tênis desapropriado para o se tipo de pisada.

      Consulte um profissional de Podoposturologia e questione-o sobre palmilhas sob encomenda. Teoricamente ele deveria oferecer esse serviço para você.

      Se você ainda te ma nota fiscal do tênis e ele ainda está na garantia, você tem todo direito de reclamar na loja pois a conduta do vendedor foi péssima. Até onde eu sei não existe tênis para qualquer tipo de pisada. Ou seja, ele enganou você e provavlmente ele também não deve entender nada sobre o assunto.

      Pelo menos serviu como experiência e na próxima, você terá mais cuidado.

      mulhernaopresta

      18/04/2010 at 16:27

      • Olá !!

        Muito obrigada pelo seu retorno e pela indicação do especialista (não sei se tem aqui em Santos/SP?), mas a linha destes especialistas são Ortopedistas?

        Não vou desanimar, já estou na minha 5ª corrida de 10 km’s, com dor e tudo…

        Abraços

        Kety

        Kety

        05/10/2010 at 16:18

      • Abraço.

        mulhernaopresta

        16/11/2010 at 3:01

  2. Um dilema: Pé com arco baixo e pisada supina!! Qual melhor tênis, ou será que compro uma palmilha com arco e o tênis para pisada supina? Vc conhece algum site que venda esse tipo de palmiha (específica para corredores)?

    Sara

    18/08/2010 at 15:01


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: